segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Òrìsà e seus Símbolos Apotropaicos

apotropismo (do grego apotrópaios — que afasta os males + ismo) é todo o conjunto de rituais, símbolos, deuses e mitos que afastam a desgraça, a doença, ou qualquer outro tipo de malefícios.
A utilização destes símbolos apotropaicos está representado, por exemplo à entrada das igrejas, para afastar os demônios da "Casa de Deus".
Mas neste universo Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung , é a camada mais profunda da psique humana constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade. É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais e seus arquétipos, que seriam comuns a todos os seres humanos desde a remota pré-história.
Essa carga genética de informações, não poderia nunca ficar de fora o Sagrado Universo de Culto aos Orixás, trazido por nossos irmãos negros Africanos para o Brasil, arrancados a sangue-frio de forma covarde de suas etnias e costumes, que é repleta de Símbolos apotropaicos, esses símbolos divinos também são cultuados em nossa Umbanda.
Nestas pequenas entrelinhas, eu não conseguiria enumera-los por dois motivos,
1°- não conheço todos e 2° é uma quantidade infinita de Símbolos Sagrados.
Abaixo alguns exemplos de símbolos apotropaicos dos Orixás:
Ògo símbolo do Òrìsà Èsù ____________ Forma de penis que representa a procriação.
Oxé símbolo do Òrìsà Sàngó ______ Machado de lâmina dupla representando a justiça.
Ofà símbolo do Òrìsà Òsóòsì ________Arco e flexa que representa o guerreiro caçador.
Idà símbolo do Òrìsà Ògún _____ Espada de ferro do senhor da guerra, vitória com luta.
Òpá Sóró simbolo de Òsàlá____ Opaxorô é o cetro dos mistérios da criação do mundo.
Abèbè símbolo do Òrìsà Òsun __ Leque em forma circular que representa fecundidade.
Ìrùkéré símbolo do Òrìsà Yánsàn - Feito com a cauda de boi ou búfalo usado nos rituais.
Sàsárà símbolo do Òrìsà Omulu _________ O xaxará afasta os maus espíritos - eguns.
o
Outros exemplos de Símbolos Apotropaicos são os antigos labirintos Romanos nas entradas das suas casas e os labirintos Indianos desenhados nas escadas de entrada de suas habitações evitando que espíritos pertubadores ali entrem, bem como a descrição de Amuletos encontrados em textos Tântricos.
O etnólogo L.W. Hildebugh refere-se ao labirinto como "um dos símbolos apotropaicos mais antigos".
Os labirintos das Catedrais, ou labirinto de Salomão, é, diz-nos Marcelin Berthelot, "uma figura cabalística que se encontra no começo de certos manuscritos alquímicos e que faz parte das tradições mágicas atribuídas ao nome de Salomão".
O Labirinto simboliza em alquimia a dificuldade e as provas do caminho sinuoso que o adepto tem de superar até chegar ao caminho de sí mesmo.
Então meus Irmãos, dou por finalizada esta matéria por mim a muito pesquizada , deste assunto que é muito rico de informações e extenso, que habita a alma do homem a séculos, se manifestanto em sua cultura independente da sua crença.

Nenhum comentário: