domingo, 23 de outubro de 2011

PEDIDO DE RÉPLICA, para a matéria editada no CORREIO ESPÍRITA no dia 25 de Agosto de 2011 por Gerson Simões Monteiro, sob o título:

JORNALISTA DO JORNAL O GLOBO NÃO SABE O QUE É ESPIRITISMO, QUE VERGONHA.


Prezado Sr. Gerson Simões Monteiro
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Gostaria de Primeiro desejar ao Irmão, muita Luz e Paz.
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Na matéria que o Senhor, redigiu para o Correio Espírita no dia 25 de Agosto de 2011, alguns erros graves por falta de informação foram cometidos.

Gostaria Humildemente de poder esclarecer ao irmão, e aos leitores do respeitado e Conceituado Correio Espírita, alguns equívocos grosseiros inseridos em vossa matéria, pois como bem sabe o irmão, a Doutrina Espírita é Racional, e com  grande poder de análise e bom senso eleva cada um de acordo com o seu grau de conhecimento.
Revela-se nesta matéria muita incoerência, concordo plenamente com o Irmão, mas infelizmente esta falta de informação do Sr. Joaquim Ferreira dos Santos, do Jornal O GLOBO, também contamina os Irmãos Espíritas, Espiritualistas, Dirigentes Espíritas e Dirigentes Espiritualistas.
Sr. Gerson Monteiro e Sr. Joaquim Ferreira dos Santos, Cambono é um cargo masculino, Samba é um cargo feminino e ambos são assistentes dos ''Médiuns de Incorporação'', termo que particularmente considero incorreto, porque nenhum espírito consegue tomar o corpo de outra pessoa assumindo um lugar que é própio da sua alma individual. Nos Trabalhos da Seara de Umbanda, este trabalhador é chamado ''Rodante''.
Obs.: O Sr. é um homem de profundo conhecimento, e sabe melhor do que eu que  Médium é um termo cunhado do Latim  e significa meio,  o Grande Codificador do Espiritismo  Allan Kardek , ultilizou  em   1861  quando publicou a primeira edição de O Livro dos Médiuns. O termo foi adotado em larga escala pelas Doutrinas Espiritualistas no Brasil até os dias de hoje.

Sinceramente, eu duvido que uma TENDA DE UMBANDA séria que tem como base os ensinamentos da entidade que se chama CABOCLO DAS 7 ENCRUZILHADAS, através do PAI ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, que dedicou 66 anos de sua vida à Umbanda, com a orientação do seu Mentor e  Guia Espiritual, iria permitir de acordo com os ensinamentos da prática de Umbanda, qualquer tipo de libação ou qualquer coisa desta infeliz ordem, principalmente sendo a entidade totalmente alicerçada na base da Caridade, na Família e na reforma moral do homem através do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta é a verdade.

O Sr. Zélio de Moraes, foi quem recebeu, a missão de propagar no Brasil, na primeira década do século XX, a única e genuína Religião Brasileira que se chama UMBANDA.
...seus cambonos de tomar cachaça no processo ritualístico de se elevar até aos santos daquele terreiro. A medida serve também para os fiéis. Procura-se com isso evitar que, na saída do transe, os espíritas tenham problemas com os terráqueos da Lei Seca...
Gerson, eu nunca vi tanta desinformação junta, isso não existe na Umbanda de Verdade, os nossos trabalhos não precisam de Cachaça, para que o médium atinja um estado alterado de consciência ao prestar a ''caridade'', por isso, recomendo à todos os meus irmãos, que não abram mão jamais de um estudo de qualidade, para que este estudo de qualidade seja um alicerce seguro   e possa esclarecer aos ignorantes que UMBANDA É UMA RELIGIÃO ESPIRITUALISTA E NÃO ESPIRITA,  e que nada, nada mesmo impede que um Irmão Umbandista tenha como base o Estudo das Obras Espíritas reconhecidas pela FEB (Federação Espírita Brasileira). O nosso habitat são Casas e Tendas que são nossos Centros Espiritualistas  e não Centros Espíritas, com esta atitude não tenho o intuito de promover qualquer tipo de rivalidade, mas sim esclarecer, porque nós Umbandistas somos vistos por alguns Irmãos Espíritas e Evangélicos como Bruxos, Macumbeiros, devoradores de criança, destruidores de casamento e etc... etc...  , criaram algumas frases malditas como por ex: “Se Macumba fosse boa, o nome era pra ser BOAcumba”.

Raça de Víboras, mas este estado de ignorância, faz parte ainda de um processo evolutivo, que nós também fazemos parte, Graças à Deus..

Os princípios e ensinamentos de Umbanda com certeza não eleva ninguém à Santo algum Respeitosamente falando, por favor parem de cometer estes absurdos em relação a Umbanda, essas práticas de trazer Marido em 3 dias, sacrificar animais e crianças, encher a cara de cachaça pra dizer bobagens e idiotices não fazem parte definitivamente do Nosso ESTATUTO e Práticas Mediúnicas. Nossos bons guias e trabalhadores da Seara do Mestre, se firmam no Evangelho de Jesus, segundo Mateus que diz: “Dai de Graça o que de Graça Recebestes.” (Mt. 10,8)
A Umbanda nunca surgiu no século XVI, trazida por nossos Irmãos Negros como o Sr. Estudou. Assinaste  o segundo  “Atestado de Ignorância”,  pior fazer uma análise de uma matéria difamatória sem se importar em fazer pelo menos uma pesquisa decente da verdade, alimentando a idiotice materialista deste teu colega de profissão, o ''Jornalista'' Sr. Joaquim Ferreira dos Santos.
Falta de bom censo e Intolerância Religiosa, pode levar uma pessoa a um pré-julgamento negativo.

Segundo o Jornalista Ronaldo Linhares,  que conheceu pessoalmente e pesquisou sobre a vida de Pai Zélio de Moraes,  a Umbanda teve início em nosso país no início do século XX, na época em que a Federação Espírita de Niterói, tinha como Presidente o Sr. José de Souza, época em que a Federação estava  mais preocupada em apenas reverenciar e aceitar nobres comunicações de espíritos com o rótulo de "doutores", não sei se mudou muito mas..., em 15 de novembro de 1908 em uma manifestação de “incorporação involuntária” de diferentes espíritos na presença do  Sr. José de Souza, além de Presidente era um excelente médium vidente, que interpelou o espírito manifestado no jovem Zélio e foi aproximadamente este o diálogo ocorrido:

-- Sr. José: “Quem é você que ocupa o corpo deste jovem?”
-- O Espírito: “Eu? Eu sou apenas um caboclo brasileiro.”
-- Sr. José: “Você se identifica como caboclo, mas eu vejo em você restos de vestes clericais.”
-- O Espírito: “O que você vê em mim são restos de uma existência anterior. Fui padre, meu nome era Gabriel Malagrida e, acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisição por haver previsto o terremoto que destruiu Lisboa em 1755. Mas, em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como um caboclo brasileiro.”
-- Sr. José: “E qual é seu nome?”
-- O Espírito: “Se é preciso que eu tenha um nome, digam que sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, pois para mim não existirão Caminhos fechados. Venho trazer a Umbanda, uma religião que harmonizará as famílias e que há de perdurar até o final dos séculos.”

No desenrolar desta “entrevista”, entre muitas outras perguntas,o Sr. José de Souza teria perguntado se já não bastariam as religiões existentes e fez menção ao espiritismo então praticado, e foram estas as palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas: “Deus, em Sua infinita bondade, estabeleceu na morte o grande nivelador universal: rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos se tornam iguais na morte. Mas vocês homens preconceituosos, não contentes em estabelecer diferenças entre os vivos, procuram levar essas mesmas diferenças até mesmo além da barreira da morte. Por que não podem nos visitar esses humildes trabalhadores do espaço, se, apesar de não haverem sido pessoas importantes na terra, também trazem importantes mensagens do além? Por que o “não” aos CABOCLOS e PRETOS-VELHOS? Acaso não foram eles também filhos de Deus?”

Aqui nestas entrelinhas, se encontra um depoimento, atestando que na “Corrente do Astral Superior”, estava sendo desprendida o início de uma religião chamada UMBANDA no Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, aberta a todos os espíritos e homens de boa vontade, que estivessem dispostos a auxiliar através do serviço de prática da caridade independentes de sua origem, cor, raça, classe social, religião e etc...


É preciso que fique claro que a Umbanda não incorporou qualquer ritual Católico por imposição isso é mentira, a Umbanda está próxima do Catolicismo sim, como esta próxima do Espiritismo, do Protestantismo, do Budismo, e de todas as Religiões aonde Deus é a fonte de Água Viva que limpa os Miasmas, levando a Reforma Intima do Homem em seu processo Evolutivo na reparação de suas faltas.

Sr. Gerson:  AQUI SE ESCREVE, AQUI SE REPARA.

Muito Obrigado. Fernando de Sàngó
para mais informações vide neste Blogger a Matéria
"Para mim, ele, sem dúvida nenhuma, é o Pai da Umbanda.”
(Jornalista Ronaldo Linhares)





Nenhum comentário: